A rebelião de Rodney Álvarez e a perseguição do Estado venezuelano contra trabalhadores organizados

Solidariedade aos trabalhadores presos na luta social

“… Não apenas lutei a vida toda para banir crimes, os crimes que a lei oficial e a moral oficial condenam, mas também o crime que a moral oficial e a lei oficial não condenam e santificam: a exploração e opressão do homem pelo homem. E se há alguma razão para eu estar nesta sala como preso, se há alguma razão para em alguns minutos você me condenar, é por essa razão e por nenhuma outra razão. ”

(Bartolomé Vanzetti, 1927)

O nome dele é Rodney Álvarez e ele tem uma consciência irredutível pela dignidade da classe oprimida à qual ele pertence. Nasceu em um bairro proletário do estado de Bolívar, na Venezuela, e desde muito jovem vendeu sua força de trabalho para sustentar sua vida. Foi nessa ânsia pela sobrevivência que ele começou a trabalhar na Ferrominera del Orinoco, uma das empresas básicas mais importantes da Venezuela. Uma vez lá dentro, vimos a necessidade de todos nós, trabalhadores, melhorar nossas condições de trabalho e conquistar direitos através da organização e da luta. Rodney foi então reconhecido como líder sindical de classe, parte de uma corrente autônoma que não estava disposta a assumir docilidade e submissão aos chefes.

Foi em junho de 2011, no contexto de uma assembléia aberta para eleger uma comissão eleitoral com vistas à renovação da liderança do sindicato Sintraferrominera, quando Héctor Maicán, pertencente às quadrilhas do atual sindicato e empregador, frustrou-se por não obterem A maioria do processo disparou vários tiros contra a multidão reunida nos portões da fábrica. Como resultado desses tiros, que foram testemunhados por centenas de trabalhadores e gravados pelas câmeras da empresa, o trabalhador Renny Rojas foi morto. Héctor Maicán foi detido pela guarda nacional enquanto tentava fugir. No entanto, o então governador Francisco Rangel Gómez, juntamente com a burocracia do PSUV, pressionou para que Maicán fosse libertado.

Como bode expiatório e cobertura do crime de Maicán, um mercenário a serviço do governo, eles escolheram Rodney, então ativista do movimento autônomo de classe que estava promovendo outro trabalhador que agora também é sequestrado pelo Estado venezuelano.

Rubén González é o nome desse homem que havia sido preso em 2009 pelo governo de Hugo Chávez, em retaliação por fazer parte de uma greve que exigia o cumprimento do contrato coletivo. Ele foi libertado anos depois e retornou à prisão no final de 2018 pelo governo Nicolás Maduro. Os motivos são os mesmos: na Venezuela, trabalhadores que exigem o cumprimento de seus direitos são perseguidos.

E é que, de fato, esse exercício despótico já é uma tradição do chavismo / madurismo, de onde altos oficiais civis e militares costumam cometer os crimes mais atrozes com total impunidade, incriminando inocentes que consideram obstáculos no exercício do poder político. O que se busca é intimidar, silenciar, domesticar, desaparecer. É uma política do Estado que também recai sobre camponeses, indígenas, estudantes e trabalhadores de todas as categorias. Hoje, centenas de pessoas estão presas na Venezuela por exigir o mínimo, por dissidência, por pensar e dizer.

Rodney foi injustamente encarcerado por mais de oito anos e, durante esse período, não apenas as evidências de sua inocência foram descartadas, mas as audiências foram sistematicamente canceladas, a possibilidade de testemunhar às testemunhas foi perseguida e negada. caso. A rede de corrupção dentro do sistema judicial que o mantém sequestrado foi totalmente sem vergonha.

Além da violência do estado envolvendo perda de liberdade, desenraizamento familiar e organizacional, nas prisões às quais ele foi confinado, Rodney sofreu vários ataques que lhe custaram paralisia da mão direita, duas costelas quebradas e uma lesão profunda em uma perna. Esses ataques perpetrados por prisioneiros do exercício mercenário supõem o interesse das máfias do governo em silenciar a voz de Rodney diante das injustiças que estão sendo cometidas contra ele e a classe trabalhadora venezuelana. Mas não será apenas a voz de Rodney que denunciará o Estado venezuelano, com ele a classe oprimida mobilizada sempre ecoará, porque conhecemos bem os esforços do governo chavista / madurista para atomizar e dispersar nossas forças. Fomos enfraquecidos e dispersos, despidos e física e moralmente magros,

N&A

This entry was posted in General and tagged . Bookmark the permalink.